16 de mar. de 2011

Ranking: Os 10 cães mais inteligentes do mundo!!!

Velocidade de raciocínio: até 95% de chances de assimilar um novo comando na primeira vez.
Novos comandos: aprende em até 5 repetições.


1- Border Collie
Porte: Pequeno a Grande
Origem: França
História
Cão pastor de origem, o Border Collie foi desenvolvido na Grã-Bretanha por fazendeiros da acidentada região da fronteira entre a Escócia e Inglaterra, no começo do século 19. No Brasil, as primeiras importações ocorreram por volta de 1914, mas antes já havia exemplares nas fazendas de ovelhas do interior do País.
O Border Collie é um cão leal, elegante, sensível e reservado com estranhos. 
A pelagem pode ser longa ou curta, sendo bicolor (preto e branco). 

O Border Collie pode medir entre 40 a 52 centímetros de altura e pesar de 13 a 18 quilos.  



2- Poodle
 Porte: Pequeno a Grande
Origem:  França
História
Antes de virar um dos xodós das cortes européias, o Poodle era utilizado para a caça aquática na Alemanha. Era ele que buscava as aves que caíam dentro d'água. Poodle em alemão é "pudel", palavra derivada de "pudelin", que significa "jogar-se na água". Entretanto, o Poodle tornou-se mais popular e adquiriu suas características atuais como cão de companhia na França, onde passou a freqüentar as cortes a partir do reinado de Luís XIV.

O Poodle não tem cheiro forte e não solta pêlos pela casa. 

O Poodle pode ser encontrado em quatro tamanhos: 1° é o standard (de 45 a 60 cm), de estatura grande e forte,o 2° mais tradicional, de tamanho médio, com altura que varia (de 35 a 45 cm),o 3° Poodle miniatura (de 28 a 35 cm) e por último o 4° o Poodle Toy (no máximo, 28 cm), é o menor de todos e de vida mais longa.



3- Pastor Alemão
Porte: Grande
Origem: Alemanha
História
Durante 3 mil anos, os alemães aprimoraram seus cães de pastoreio até chegar ao Pastor Alemão, em 1882, por Max von Stephanitz. Foi o cão de guerra escolhido pelo exército do Kaiser na Primeira Guerra Mundial, apesar de ser uma raça originalmente de pastoreio de ovelhas. Até então, o Pastor Alemão só podia ser encontrado na Alemanha e em poucos locais dos Estados Unidos e Inglaterra. Ao fim da guerra, muitos oficiais do exército retornaram para casa com um exemplar da raça, disseminando o Pastor Alemão pelos demais continentes.


Foi desenvolvido para guarda, mas também cumpre muito bem seu papel de cão pastor, de busca e salvamento, farejador, guia para deficientes visuais e companhia. Rápido, ágil, corajoso, inteligente e obediente, é um dos melhores para o adestramento.


A altura varia de 55 a 65 centímetros. O peso, de 27 a 38,5 quilos. 




4- Golden Retriever
Porte: Grande
Origem: Reino Unido
História
O Golden Retriever foi desenvolvido na Escócia e Inglaterra, no final do século 19, para buscar a caça. Seu nome vem do francês "retrouver", que quer dizer "recuperar" ou "encontrar". A raça foi primeiramente desenvolvida por Dudley Marjoriebanks que, mais tarde, viria a ser o primeiro Lorde Tweedmouth. Ele ficou tão impressionado com oito desses cães apresentados num circo, em Brighton, no sul da Inglaterra, que, depois de muita insistência, conseguiu que lhe vendessem todos os exemplares. Esses cães foram levados para a cidade de Guisachan, na Escócia, e passaram a ser conhecidos como Guisachan Retrievers. Acredita-se que no desenvolvimento da raça foram incluídos Tweed Water Spaniels, Terranovas Ligeiros e Setters, resultando em um cão carinhoso e bem-humorado.


O Golden Retriever é bem equilibrado, atraente e de expressão doce. É simétrico, potente, bonito e elegante. 


Sua cor pode ser qualquer tonalidade de creme ou dourado e sua altura varia entre 53 e 61 centímetros. O peso alcança entre 27 e 34 quilos. 




5- Doberman Pinscher
Porte: Médio
Origem: Alemanha
História
Um coletor de impostos alemão, funcionário do canil local e, de quebra, também trabalhava como policial à noite, foi o criador da raça Dobermann Pinscher. Louis Dobermann, nascido em 1823 na cidade de Apolda, na Alemanha, decidiu que ele precisava de um cachorro para protegê-lo em suas rondas. Foi em 1880, cruzando várias raças, entre elas a German Pinscher, German Shorthaired Pointer, Great Dane, Weimaraner e Manchester Terrier, que Louis chegou ao animal feroz, resistente, de pêlo curto e porte médio que ele tanto procurava. O padrão oficial da raça Dobermann foi reconhecido na Alemanha em 1900.


Veloz, ágil e resistente, o Dobermann, de origem alemã, é um cão policial ideal para proteger residências de moradores que viajam muito. 


 Na idade adulta, tem altura de 63 a 72 centímetros e peso de 32 a 45 quilos.


6- Pastor de Shetland
Porte: Pequeno
Origem: Grã-Bretanha 
História
Acredita-se que os Collies, que foram levados à ilha Shetland há muitos anos, deram origem à raça, por meio de cruzamentos e consangüinidade. Outra corrente afirma que criadores ingleses criaram um Collie, há algumas décadas, apresentando-o como o Shetland. Outra versão ainda é que um terceiro tipo de Collie miniatura foi criado, causando mais polêmica. Mas nenhum deles tinha a capacidade dos Shetlands originais, que guardam até hoje suas habilidades de pastor.


Cão pequeno, forte, rústico, de pelagem dupla, espessa e abundante,a cabeça, elegante e refinada, com orelhas dobradas nas pontas, completa a beleza valorizada pela pelagem preta, azul ou dourada, com manchas brancas ou castanhas.Inteligente e obediente, é um ótimo companheiro para as crianças, participando com elas de suas brincadeiras.


Sua altura varia de 33 a 40 centímetros e seu peso entre 4 e 8 quilos.


7- Labrador Retriever
Porte: Grande
Origem: Grã-Bretanha
História
É originário de Newfoundland ou Terra Nova, na costa oriental do Canadá, onde era utilizado por pescadores para puxar as redes até a terra. Foram levados para a Grã-Bretanha por volta de 1830. Grandes nadadores, de pelagem impermeável, foram usados também pelos pescadores para trazer as amarras que caíam nas águas.


Cão ativo e irrequieto, o Retriever do Labrador possui corpo forte, compacto e musculoso,a pelagem dupla pode ser de três cores: preta, chocolate ou fígado e amarela, que varia do quase branco a um pouco avermelhado.
A raça é inteligente, alegre, amorosa e fácil de criar.


Com altura entre 54 e 57 centímetros e peso de 25 a 34 quilos.




8- Papillon
Porte: Pequeno
Origem: Bélgica/França
História
Sua primeira representação conhecida é do início do século 14, em afrescos de uma igreja de Assis, na Itália, pintados por Giotto. Acredita-se que tenha nascido da fusão do extinto Spaniel Anão da Bélgica com alguma raça canina oriental.


Papillon significa borboleta em francês.
Ao seu tamanho pequeno, fácil de carregar, uniram-se o temperamento meigo, tranqüilo e garboso, diferenciado pelas orelhas eretas em formato de asas de borboleta.
Há também uma outra espécie da raça de orelhas caídas, chamada Phalene (em francês, mariposa).
A pelagem do Papillon é fácil de ser tratada e se apresenta nas cores preta, vermelha e mel, misturadas com branco. Sem subpêlo e ondulada.
Por causa do seu tamanho e fragilidade, não é indicado para crianças ou conviver com animais grandes.


Sua altura pode chegar a 28 centímetros e o peso varia de 2,5 a 5 quilos.




9- Rottweiler
Porte: Grande
Origem: Alemanha
História
Não se sabe ao certo a origem deste cão. Uns dizem que ele é 100% alemão. Mas a maioria dos especialistas acredita que ele descende de Molossos, originários do Mastim do Tibete. Esses Molossos teriam sido levados pelos romanos que instalaram uma base militar avançada na região de Wurttemberg, ao sul do país. Ele quase foi extinto e só escapou disso quando, em 1910, a polícia alemã o requisitou para auxiliá-la.


Cão robusto e compacto, tem grande agilidade e resistência. Sua pelagem é curta, densa e brilhante, na cor preta com marcações em marrom.Calmo e seguro de suas ações, o Rottweiler é um cão de pouca movimentação e silencioso, ideal para residências. Inteligente, aprende facilmente os comandos quando adestrado. 


A altura varia de 56 a 68 centímetros e o peso de 37 a 65 quilos.  




10- Australian Cattle Dog
Porte: Médio
Origem: Austrália
História
Originária da Austrália, acredita-se que se desenvolvimento aconteceu a partir da colonização inglesa na região. Durante a migração, os ingleses levaram seus cães de trabalho para a Austrália e tentaram aproveitar as raças que possuíam grande habilidade no
pastoreio nas ilhas britânicas num ambiente totalmente diferente que é o deserto australiano. Estes primeiros cães eram conhecidos como Smithfields, nome do mercado central de carnes em Londres. Genericamente, estes cães eram descritos como sendo cães pesados, pretos, com orelhas caídas e pelagem longa. Apesar de serem excelentes pastores em sua terra natal, não conseguiam a mesma performance no novo ambiente, especialmente porque a pelagem densa e longa aliada ao calor australiano dificultava sua atuação no trabalho com o gado.

Sua fidelidade e instinto de proteção o tornam um cão ideal para a guarda do fazendeiro, do rebanho e da propriedade. 
pelagem deve ser lisa; dupla com um subpêlo curto e denso. A pelagem de cobertura é fechada, os pêlos são retos, duros e assentados, sendo resistentes à chuva.


Nos machos a altura varia de 46 a 51 cm. nas fêmeas, de 43 a 48 cm.
Seu peso pode variar entre 15 a 25 kg.








Seja qual for a raça do seu amigão e mesmo que ela não tenha pedigree...cuide muito bem dele!!!